Sobre

Minha foto
Um blog de opinião crítica e própria com mais de 10.000 acessos.Dê a sua opinião preciosa!

Visitas

Zé Faustino. Tecnologia do Blogger.

Visite também

domingo, 3 de julho de 2011
Meus queridos amigos, terminou as férias juninas. Bom, se é que podemos chamar isso de férias, ela é a mais gostosa pelo menos. Frio, tradição, cultura nordestina... Forró pé de serra fica até legal em um tempo desses, pelo menos é melhor que aqueles pagodes “filhodaputa”. Então, teve gente que viajou, quer dizer, tem gente que se retirou da sua cidade e tentou encontrar a paz. Estou falando de mim mesmo. Já se pode dizer sagrado: todo final de mês de Junho, eu, minha mãe e alguns familiares residentes de Camaçari saem em direção a Teofilândia-BA. Localizada entre Serrinha e Araci, a pequena cidade do interior baiano é o nosso refúgio do que podemos chamar de caos anti-cultural e anti-tradicional. Quero aqui citar “Camaforró” e outros eventos como lixos. Lixos esse que poluem a zona cultural da maravilhosa época junina. Pelo amor de Deus, já não basta o Carnaval? Ok vamos deixar essas porcarias para os porcos ignorantes. Já em Teofilândia, o mundo pára. Você faz sua farra do jeito que quiser. Competição? Só pra ver quem tem a melhor madeira para a fogueira, a fogueira maior, as melhores comidas típicas e isso é maravilhoso! Isso sim é São João. Convido todos a passarem as festas juninas no interior baiano ou qualquer outro interior que seja nos próximos anos. Acredite: você não vai se encher de tédio por passar 20 horas de seu dia ouvindo o mesmo tipo musical do vizinho. Aqui, nem parece que há vizinhos. Durante a criação desse texto, o autor (no caso eu mesmo, prazer) ouvia Cazuza em sua casa, no volume cinco. Quando em Camaçari ou qualquer que seja outra grande cidade “evoluída” você iria conseguir apreciar em ótima qualidade um som como esse? Ontem (21/06) ouvi Vivendo do Ócio, Esteban, Móveis Coloniais de Acaju, Red Hot Chilli Peppers, Lenine e até Paramore. Agora, no dia 23 e 24, nada soou melhor do que o bom e velho som da sanfona e aquela batida que faz seu pé arrastar até os ácaros da sua casa. Isso se alguém conseguiu ficar em casa! Alternativas para fogueiras é o que não faltou nesse lugar que parece nem estar no mapa. E em alguns mapas não há mesmo... Será que é esse o motivo de tanta paz? Sossego é aqui! Se alguns para encontrarem Deus precisam ir a algum ex-bar que hoje é uma igreja crente, eu apenas me isolo da poluição populacional que há nas cidades de grande porte. Às vezes é maravilhoso você “regredir” no tempo. Eu disse no tempo, não na sua cabeça, seus infantis¹! Bom, é isso. Espero que sintam a minha maravilhosa vibe. Ouvir música boa, conhecer mulheres lindas, respirar ar puro, andar em meio a árvores frutíferas e conviver com o maravilhoso verde é algo tão deslumbrante que nem a melhor da vodka e nem o mais bem feito cigarro de maconha te dá essa sensação. Aqui você respira liberdade. E por aí? Como foi?

¹ referindo-se aos que rebolaram a bunda no Camaforró e no outros eventos do mesmo tipo.

0 comentários: